O que é preciso para pagar impostos sobre carros antigos?

Dependendo do caso, os proprietários de carros antigos não precisam se preocupar com o pagamento do IPVA, pois s isenção está relacionada ao ano de fabricação e varia de estado para estado.

Contudo, outros impostos para posse de carro no Brasil são cobrados normalmente.

IPVA

Carros antigos beneficiam-se de isenção do pagamento do IPVA. Porém, esse benefício depende do ano de fabricação. Confira abaixo as idades dos veículos isentos, em alguns dos estados brasileiros:

São Paulo – 20 anos

Rio de Janeiro – 15 anos

Minas Gerais – o valor do IPVA diminui conforme o carro vai ficando mais antigo

Santa Catarina – automóveis fabricados até 1985

Distrito Federal – 15 anos

Bahia – 15 anos

Alagoas – 20 anos

Paraná – 20 anos

Se você se encontra em outro local e deseja saber se será beneficiado com a isenção, consulte a página do DETRAN do estado em que o carro é licenciado.

Licenciamento anual

O licenciamento deve ser feito todos os anos, independentemente da idade do veículo. É por meio dele que se obtém autorização para circulação, sendo, portanto, um imposto obrigatório.

As datas para pagar essa taxa são determinadas pelos estados, e só é possível realizar o licenciamento após pagar todas as multas e o IPVA do automóvel. Outra condição para licenciar o veículo é estar com o DPVAT em dia.

DPVAT

A sigla se refere ao Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, e corresponde a um imposto obrigatório para carros de todas as datas de fabricação. Também conhecido como “seguro obrigatório”, deve ser quitado anualmente.

Importante destacar que o DPVAT serve para pagar indenizações a pessoas envolvidas em acidentes de trânsito, ou seja, qualquer pessoa vitimada por uma ocorrência pode acionar o seguro e receber o valor previsto em lei.

Penalidades em caso de não pagamento dos tributos

Para quem não está com o pagamento dos impostos em dia, as penalidades incluem cobrança de juros e multas, além de pontos na carteira de habilitação. Saiba o que acontece, caso a caso, quando se atrasa o pagamento dos impostos:

  • IPVA

Se o veículo ainda não é isento de pagar essa taxa, o não pagamento implica em não poder licenciar o veículo. E, atrasar muito tempo a quitação do débito poderá até mesmo resultar em negativação junto aos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC.

  • DPVAT

Não pagar esse seguro significa não poder licenciar o carro. E, correr o risco de rodar sem estar licenciado é assumir a possibilidade de ter que pagar multa e ainda levar sete pontos na carteira de motorista.

Licenciamento

Dirigir veículo com o licenciamento vencido é considerado infração gravíssima. Quer dizer que, se o motorista for pego com essa taxa atrasada, terá sete pontos na habilitação e o seu veículo apreendido.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here