Dúvidas sobre documentar carros antigos

O que fazer com um carro que nunca teve documentos?

Atualmente, é pouco provável que um carro não possua qualquer documento, mesmo sendo de placa amarela, algum tipo de emplacamento ele teve. Caso o automóvel nunca tenha sido emplacado, o condutor poderá dar início ao processo de emplacamento como se fosse um veículo zero km.

Para consultar a documentação do carro é preciso fazer um laudo. Pelo número do chassi se descobre muita coisa. Caso o carro nunca tenha sido emplacado, provavelmente só haverá o pré-cadastro no Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), que é a informação básica do veículo que as montadoras enviam para o órgão.

Se o carro constar na base do Denatran, a BIN (Base de Índice Nacional), então o carro já teve algum dono antes. Caso nada conste, basta ir a um despachante e dar início ao emplacamento, munido com o resultado do laudo e o recibo de compra/venda. Caso não queria utilizar os serviços de um despachante, o condutor poderá fazer isso sozinho comparecendo ao Detran ou Ciretran de sua cidade.

Tenho um carro antigo, sem documentos e placa amarela/cinza

Antes de qualquer coisa, é preciso que o atual dono conheça o antigo. Caso não haja esse conhecimento, existem diversos meios de como obter os dados. Entre em contato com algum despachante e pague o preço de uma pesquisa detalhada.

Com os dados do antigo proprietário em mãos é preciso descobrir se ele continua vivo. Dependendo do veículo, é provável que o antigo proprietário já tenha falecido, caso seja essa a situação, é preciso localizar algum parente. Entrando em contato com os herdeiros, o condutor poderá confirmar se o carro foi inventariado. Caso a resposta seja afirmativa, resta somente pegar o alvará de transferência que o juiz entrega após o processo e dar andamento ao processo de transferência e licenciado.

Caso o carro não tenha sido inventariado é necessário abrir um processo de inventário, fazer um contrato de compra e venda com os herdeiros e um termo de cessão de bens em que todos os herdeiros assinam abrindo mão do carro. Para qualquer um dos casos é necessário o apoio de um advogado.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here