Ter conhecimento a respeito dos pontos na carteira é crucial para qualquer motorista. É possível que, após certo tempo, o número exato seja esquecido, e para garantir que tudo está correto deve-se fazer a consulta da CNH.

LEIA MAIS:
Novos carros, SUVs e picapes que serão lançados ainda em 2020
Venda de carros usados em 2020: ano de fabricação ou o ano do modelo?
Montadoras querem adiar regras mais duras de emissões e exigência do ESC

Afinal, como fazer a consulta da carteira?

Antes, para realizar a consulta da carteira era necessário separar um tempo na agenda e comparecer a uma das unidades do Detran de seu estado. Para facilitar o processo, hoje, o órgão disponibiliza o serviço gratuitamente pela internet, por meio de seu site.

Não é difícil e nem demorado conseguir o número correto de pontos em sua carteira, e em poucos minutos é possível ter a informação em mãos para todos os fins necessários.

Passo a passo

  • Acesse o site do Detran (para São Paulo, o endereço é o www.detran.sp.gov.br);
  • Faça seu cadastro adicionando os dados ao formulário ou, caso já tenha sido cadastrado em outro momento, entre com seu CPF e sua senha;
  • Na tela do sistema, clique em “consulta de pontos”;
  • Preencha os dados solicitados (categoria da CNH e númeração);
  • Verifique suas multas e calcule os pontos de acordo com a tabela de valores atualizados do Detran.

Buscar a pontuação da sua carteira é importante, também, para ter acesso a dados mais específicos sobre cada autuação. Isso pode fazer a diferença na hora de recorrer diante de alguma multa indevida.

Como solicitar o recurso de multa?

Ao perceber que alguma das infrações não foi cometida por você, ainda que conste em seu nome no registro, é importante verificar e entender se não é válido entrar com recurso de multa.

O recurso de multa oferece ao condutor o direito de defesa diante de qualquer autuação que ele julgue injusta ou indevida, e seu pedido pode ser aplicado logo após o recebimento do documento de autuação em seu endereço. Caso seja validado, você poderá transformar a multa de trânsito em advertência.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here